A Hoya Kerrii é uma planta trepadeira originária da Tailândia, muito apreciada pelos amantes de plantas por sua beleza e facilidade de cultivo. Também é conhecida como Lágrima de Cristo ou Lágrima de Buda. Com suas folhas em formato de coração, ela é uma planta bastante charmosa que pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos.
Como Plantar a Hoya Kerrii
A Hoya Kerrii é uma planta que pode ser cultivada em vasos e deve ser plantada em um substrato que permita uma boa drenagem, para evitar o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação de fungos. O ideal é que o substrato seja composto por terra, areia e composto orgânico.
O vaso em que a Hoya Kerrii será plantada deve possuir furos de drenagem no fundo, para garantir que a água escoe adequadamente. Além disso, é importante que a planta seja mantida em um local com boa iluminação, recebendo sol direto em alguns momentos do dia. Contudo, ela também pode ser cultivada em sombra parcial.
Passo a passo para o plantio da Hoya Kerrii:
- Escolha um vaso com furos de drenagem no fundo;
- Adicione uma camada de pedriscos ou argila expandida no fundo do vaso, para ajudar na drenagem;
- Coloque o substrato no vaso, deixando um espaço de aproximadamente 2cm abaixo da borda;
- Retire a planta do seu recipiente original e coloque-a no novo vaso, centralizando-a e preenchendo os espaços com o substrato;
- Regue a planta abundantemente e mantenha o solo sempre úmido, mas sem encharcá-lo;
- Coloque a planta em um local com boa iluminação, preferencialmente onde ela possa receber sol direto em alguns momentos do dia.
Como Fazer Mudas da Hoya Kerrii
A melhor maneira de propagar a Hoya Kerrii é por meio de estacas. Para fazer isso, é necessário seguir os seguintes passos:
Passo a passo para fazer mudas da Hoya Kerrii:
- Escolha uma planta saudável e retire um ramo que possua duas ou mais folhas;
- Corte o ramo escolhido com uma tesoura afiada e limpa, deixando uma parte da haste junto às folhas;
- Deixe o corte secar por algumas horas;
- Prepare um vaso com substrato adequado e coloque a estaca na terra, enterrando a parte da haste que foi deixada junto às folhas;
- Regue a estaca e mantenha a terra sempre úmida, mas sem encharcá-la;
Em cerca de duas semanas, a estaca começará a desenvolver raízes. Nesse momento, é importante reduzir a frequência de regas, para evitar que a planta apodreça. Quando a muda estiver forte o suficiente, pode ser transplantada para um vaso maior, ou para o local definitivo de plantio.
É importante lembrar que a Hoya Kerrii é uma planta que gosta de umidade, mas não tolera o encharcamento. Por isso, é fundamental escolher um substrato que tenha boa drenagem e manter a terra sempre úmida, sem deixá-la encharcada. Além disso, a planta pode ser fertilizada uma vez por mês, com um adubo líquido próprio para plantas suculentas.
Com essas dicas, você poderá ter sua própria Hoya Kerrii e até mesmo presentear seus amigos com mudas dessa planta tão bonita e fácil de cultivar.
Imagem de Dorian Krauss por Pixabay
source https://dicasdejardinagemfacil.com.br/aprenda-a-cultivar-a-hoya-kerrii-a-lagrima-de-cristo/
Comentários
Postar um comentário