As principais partes de uma flor e suas funções

As flores são órgãos reprodutivos das plantas e são compostas por várias partes que trabalham juntas para garantir a reprodução das plantas. Aqui estão as principais partes de uma flor:

Pétalas

As pétalas são as partes mais visíveis e coloridas da flor. Elas atraem insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, para a flor. As pétalas são geralmente a primeira coisa que notamos em uma flor e muitas vezes são o que a torna atraente.

Estames

Os estames são a parte masculina da flor. Eles são compostos por uma haste fina chamada filamento e uma estrutura em forma de saco na ponta chamada antera. As anteras contêm grãos de pólen, que são liberados e transportados pelo vento ou pelos insetos para outras flores.

Carpelo

O carpelo é a parte feminina da flor. Ele é composto por três partes principais: estigma, estilo e ovário. O estigma é a parte superior do carpelo e é coberto por uma substância pegajosa que ajuda a prender o pólen. O estilo é uma haste fina que liga o estigma ao ovário. O ovário contém os óvulos que são fertilizados pelo pólen e se transformam em sementes.

Polinização

A polinização é o processo pelo qual o pólen é transferido do estame para o estigma. Isso pode ocorrer através do vento, da água ou de insetos polinizadores. Uma vez que o pólen é transportado para o estigma, ele começa a crescer em direção ao ovário, fertilizando os óvulos e produzindo sementes.

Lembre-se de se inscrever em nosso blog para mais dicas e truques de jardinagem incríveis!

Imagem de 1195798 por Pixabay



source https://dicasdejardinagemfacil.com.br/as-principais-partes-de-uma-flor-e-suas-funcoes/

Comentários